Venda, instalação e manutenção de condicionadores de ar, sendo autorizada das marcas: ELGIN, GREE, SAMSUNG, LG e PHILCO.
Como escolher o ar-condicionado ideal para sua casa?
Está certo que o aparelho é um conhecido vilão da conta de energia elétrica. especialmente se usado da maneira incorreta, mas ainda assim o conforto proporcionado costuma compensar a conta alta no final do mês.
Quem opta por instalar um ar-condicionado geralmente se depara com três tipo de aparelhos: os de janela, os “spit” e os portáteis. Aqui, a primeira “nota de corte” diz respeito ao lugar onde ele será usado, já que quem mora em apartamento geralmente encontra limitações na hora de fazer qualquer alteração que envolva a fachada do imóvel.
Além disso, há outros quesitos a serem levados em conta, como a capacidade de refrigeração dos aparelhos – no caso da instalação em cômodos grandes, é algo que merece atenção.
Ar-condicionado split
Os modelos split, por sua vez, são mais modernos. O nome vem do verbo em inglês “to split”, que pode ser traduzido como “separar”. O grande diferencial aqui é que ele é composto por duas partes distintas: a unidade com o compressor e o condensador fica separada do evaporador.
Isso, de cara, gera duas vantagens: o conjunto de compressor e condensador, cujo funcionamento é mais barulhento, é instalado no exterior do imóvel e pode ficar longe de janelas, deixando o ambiente mais silencioso. Além disso, essa separação permite que o uso de componentes mais robustos, o que garante um desempenho melhor e mais econômico. São aparelhos que funcionam bem em ambientes maiores.
O lado ruim é que é necessário uma estrutura maior para a sua instalação, já que o conjunto de condensador/compressor precisa de suporte específico para ser fixado. No caso de apartamentos onde não é possível fazer alterações em fachada, um possível solução para o seu uso é fixar o condensador/compressor em uma área do interior do imóvel, como uma lavanderia ou varanda, mas que fique isolada dos demais ambientes e tenha amplas janelas para a circulação de ar.
Ar-condicionado de janela
Os mais simples e tradicionais são os modelos de janela. O nome não é à toa, já que eles são compostos de uma peça única e podem ser instalados em um vão de janela, por exemplo, sem a necessidade de se quebrar paredes. Isso não significa, porém que eles não possam ser instalado em um espaço específico para eles.
As vantagens desses aparelhos envolvem um preço mais acessível e a já citada facilidade de instalação. Por outro lado, como são aparelhos de “corpo único”, a tendência é que eles sejam mais ruidosos.
Em termos de potência, eles ficam entre os modelos split e os portáteis, sendo pouco recomendados para ambientes muito grandes.
Ar-condicionado portátil
Por fim, uma solução mais prática são os ar-condicionados portáteis. Aqui, é importante não confundir com outro produto, os climatizadores – que, na maioria dos casos, são ventiladores associados a umidificadores.
Os modelos portáteis, como o nome deixa claro, podem ser usado em qualquer cômodo e não depende de qualquer tipo de instalação. A única exigência é que haja uma janela para que seja colocado o tubo de troca de ar.
A vantagem, claro, está na mobilidade e no fato de dispensa qualquer intervenção na estrutura do imóvel. Por outro lado, esses aparelhos não são tão silenciosos quanto o ar-condicionados split e não são muito potentes, sendo recomendados para ambientes pequenos.
Texto original: www.uol.com.br